NEGOCIAÇÃO COLETIVA DATA-BASE 2023

sindesei (2)

Após quase 3 (três) meses de negociação entre o SINDESEI/DF e o SINDPD/DF, com 8 (oito) reuniões, nas quais o sindicato patronal, por meio de sua Comissão de Negociação, apresentou diversas propostas tanto de reajuste salarial quanto sociais, visando alcançar o melhor resultado para o segmento de Tecnologia da Informação do Distrito Federal.

No entanto, o histórico dessa negociação evidencia uma postura pouco voltada à efetiva conciliação, pois somente um dos lados, o sindicato patronal, demonstrou seriedade na condução desse processo, sempre apresentando propostas razoáveis e dentro das possibilidades dos empregadores, sem que houvesse impacto na empregabilidade.

No curso dessas 8 (oito) reuniões as propostas de reajuste salarial apresentadas pelo SINDESEI/DF foram condizentes com o cenário econômico e de acordo com o histórico das negociações anteriores.

Contou com um diferencial, pois desde a primeira reunião o SINDESEI/DF já apresentou uma proposta de reajuste elevada, próxima aos indicadores inflacionários.

Foram construídas e apresentadas diversas propostas aos trabalhadores, não só de reajuste salarial, mas também sociais, com significativos e expressivos avanços na negociação pelo sindicato patronal.

Porém, ainda assim, ao longo da negociação, observou-se uma postura pouco consensual por parte do sindicato laboral, evidenciando-se muitas vezes retrocesso no processo de negociação, com retorno à própria pauta de reivindicação.

Comprovando, de forma inequívoca, que somente um dos lados estava mesmo disposto a dar continuidade à negociação com diálogo e propostas mais condizentes com a realidade econômica do setor.

No início da negociação o SINDESEI/DF se comprometeu a evoluir para uma negociação mais célere, de modo a evitar passivos expressivos às empresas e gerar expectativas aos trabalhadores quanto a sua conclusão.

O SINDESEI/DF sempre apresentou novas propostas, dentro da realidade das empresas, com lealdade e compromisso de não afetar negativamente os contratos de trabalho e a própria empregabilidade do setor.

Portanto, não há cenário para retrocessos, muito menos para enfrentamentos e mobilizações que não refletem o real panorama da negociação da categoria, no qual, repitase, somente um dos lados estava mesmo disposto a negociar e efetivamente negociando.

O SINDESEI/DF reforça seu compromisso com a categoria, rechaçando a conduta do sindicato laboral que, infelizmente, conduz a negociação coletiva para uma mobilização infundada e destoante do histórico desse e de outros processos de negociação.

Marco Túlio Chaparro Rodrigues Rocha
Presidente do SINDESEI/DF