Arrecadação federal totaliza R$ 110 bilhões e tem o melhor setembro em três anos

n3

A arrecadação com impostos, contribuições e demais receitas registrou alta real (acima da inflação) de 0,26% em setembro deste ano e atingiu R$ 110,664 bilhões, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (24) pela Secretaria da Receita Federal. Foi o maior valor para meses de setembro desde 2015, ou seja, em três anos. No mesmo mês do ano passado, a arrecadação federal somou R$ 110,374 bilhões (valor corrigido pela inflação). A alta da arrecadação acontece em um momento de reaquecimento, ainda que mais fraco do que esperado, da economia, que saiu da recessão no ano passado – quando o Produto Interno Bruto (PIB) registrou um crescimento de 1%, depois de dois anos de recessão. Os valores arrecadados também estão sendo influenciados positivamente pelas receitas com “royalties” do petróleo – por conta da alta do preço do produto no mercado internacional. No acumulado dos nove primeiros meses deste ano, a arrecadação total somou R$ 1,064 trilhão, com crescimento real de 6,21% na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados oficiais, foi a maior arrecadação para esse período desde 2014.