Presidente Sindesei - Charles Dickens Presidente Sindesei - Charles Dickens Sindesei-DF

Um Dia Histórico para a TI do Distrito Federal. Destaque

O dia quinze próximo passado entrou pra história do setor de Tecnologia, Informação e Comunicação do Distrito Federal. Nesta data, a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal - Fecomércio-DF, em parceria e por solicitação do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal - SINDESEI-DF, criou sua Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Neste fórum, iremos elencar, priorizar, debater, e propor soluções para os gargalos que impedem e/ou dificultem o desempenho do setor. Tecnologia da Informação é a área de negócios mais transversal da atualidade, uma vez que é meio, suporte, para o melhor funcionamento de todas as demais. Dentro deste cenário, nossa importância estratégica dentro da sociedade é de suma importância, seja em função dos muitos postos de trabalhos que criamos, seja em função do nosso potencial gerador de riquezas e divisas, seja em função das transformações positivas que trazemos para sociedade através da execução de projetos inovadores...

Dentro deste cenário, uma Câmara Setorial focada em Tecnologia é de fundamental importância, pois através da atuação de seus componentes poderemos de forma coordenada, organizada, coesa e, com o apoio da Fecomércio-DF, buscarmos as melhorias necessárias e que direta e indiretamente trarão impactos positivos tanto para o setor como pra sociedade como um todo.

O Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal - SINDESEI-DF, a Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação da Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo - CBTI-CNC, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - ASSESPRO-DF, o Centro de Tecnologia de Software de Brasília - TECSOFT, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE-DF, a Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal - SECTI-DF e o Banco de Brasília - BRB são as entidades fundadoras. Com certeza traremos mais entes tanto do setor público como do setor privado, enriquecendo e oxigenando as discussões que resultaram nas ações desejadas.

Ao Presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, nossos parabéns pela visão e reforço de seu compromisso com o setor produtivo do Distrito Federal. Ao Presidente eleito da Câmara Temática de TIC da Fecomércio-DF, Marco Tulio Chaparro, nossos parabéns pela disposição em conduzir nossa iniciativa neste momento crucial: sua estruturação. Aos representantes de todas as entidades que se dispuseram a nos acompanhar nessa missão, além de meus parabéns, meu muito obrigado.

Vamos em frente, há muito a ser feito!

• Compliance é Para Empresas de Todos os Portes.
    A Tecnologia da Informação é o ramo do conhecimento humano relacionado às atividades e soluções geradas por recursos computacionais para obtenção, armazenamento, acesso, gerenciamento e o uso das informações. Tem crescido a passos largos, e especialmente na sociedade plana, globalmente conectada e atenta do nosso tempo, adquiriu relevante importância para os negócios que se realizam nos quatro cantos do mundo, para os governos e para as organizações sociais, institutos e associações de múltiplos e diversificados interesses ou fins. Isto posto, fica clara a importância das empresas do setor, independente do seu porte, estarem sujeitas a mesma lei que criou regras de conduta e determina sanções a seus dirigentes no país.

Criada em 01 de agosto de 2013, a Lei Anticorrupção busca combater atos lesivos contra a administração pública, praticados por empresários de qualquer tipo de empresa. A lei foi regulamentada em 18 de março de 2015 pelo Decreto n.º 8.420, que em seu artigo 41 fala sobre o programa de integridade. Este programa estabeleceu mecanismos e procedimentos que devem ser adotados por todas as empresas tais como: auditoria, aplicação de códigos de ética, conduta e incentivos de denúncia de irregularidades.

Visando a adequar esses controles as peculiaridades das Micro e Pequenas Empresas, a Controladoria Geral da União – CGU em conjunto com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, publicou em 11 de setembro de 2015 a Portaria Número 2.279.

Esta portaria proporciona às micro e pequenas empresas parâmetros mais simples, com um menor rigor formal, mas sem perder a essência e objetivo da lei. Para que os empresários das Micro e Pequenas Empresas entendessem melhor toda essa legislação, suas finalidades e benefícios, o Sebrae, em conjunto com a CGU, lançou a cartilha “Integridade nos Pequenos Negócios”. A publicação faz parte de um programa desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com a CGU, chamado Empresa Íntegra.

Esse projeto tem como finalidade apresentar aos empresários das micro e pequenas empresas, em especial aos que negociam ou pretendem negociar com órgãos governamentais, quais são esses parâmetros da Integridade empresarial, a importância de manter os controles exigidos na Lei, assim como os benefícios que esses controles podem trazer a sua empresa. É importante que o empresário de micro e pequena empresa da área de TIC entenda a importância de buscar esses parâmetros de integridade e veja isso como um investimento que poderá mitigar riscos empresariais, tais como risco a reputação, risco financeiro e risco jurídico. Esses controles vão provocar mudanças no dia a dia de sua empresa, vão levar a um melhor desempenho do seu negócio, com baixo custo e melhoria na qualidade de seus funcionários.

Iniciativas como a divulgação de todo esse esforço em eventos dessa natureza são fundamentais popularizar o assunto, gerando assim relações comerciais íntegras e que impactem o mercado e a sociedade de forma positiva.

SINDESEI/DF, OAB/DF e TARF/DF - Diálogos em Prol do Setor de TIC e do Brasil.

É de conhecimento de todos que a Ordem dos Advogados do Brasil através de cada um de seus doutos membros, bem como instituição, trabalha pela defesa da sociedade nas mais diferentes esferas jurídicas e processuais. O Tribunal Administrativo de Recurso Fiscais – TARF, assim como a OAB, maximiza a busca pelo justo e legal, visto que efetivamente possibilita o exercício da ampla defesa e contraditório e duplo grau de jurisdição, direitos basilares pátrios.

Ambas instituições viabilizam o acesso democrático e construtivo da justiça e do Direito e aproximação delas alinham entendimentos, fomenta a dinâmica material e processual e o crescimento, não somente no universo jurídico, mas principalmente no âmbito empresarial, fiscal e tributário. A realização de eventos como o presente gera a oportunidade de diálogo na busca da melhor aplicação das leis e valorização de todo o ordenamento jurídico e da atuação da máquina estatal e gestão pública, ainda mais no contexto político-econômico que estamos atravessando.

Questões de cunho tributário-fiscal sempre foram de imprescindível atenção para os operadores do direito e agentes da economia, como nós empresários, pois é onde se concentra o maior elo na relação público-privada e social. A relevância de debates profissionais e científicos acerca do tema em questão é reafirmada na prática cotidiana de nossos ofícios, de onde percebemos os frutos do conhecimento propiciado pela construção de ideias.

Como representante legal do setor produtivo da área mais estratégica da economia mundial aqui no Distrito Federal e, visando o crescimento conjunto, o aperfeiçoamento da interlocução entre o setor público e privado, o dirimir - ainda que paulatino - de resseções e almejando o aprimoramento profissional e econômico, o Sindicato das Empresas de Serviços de Informática - SINDESEI apoia este evento e coloca-se à disposição para dar sua colaboração.

• Interlocução Positiva Junto ao GDF

A iniciativa privada pode contribuir muito com o governo de Brasília, principalmente na discussão e elaboração de grandes projetos de desenvolvimento econômico. Para isso, é necessária uma interlocução constante com o empresariado. Falo de um diálogo transparente estabelecido com instituições representativas do setor produtivo brasileiro. É importante reconhecer, inclusive, que um primeiro passo no sentido de reforçar esse relacionamento já foi dado pelo governador Rodrigo Rollemberg. Na semana passada, em uma reunião comigo e outros representantes da Fecomércio, o governador deixou clara a sua intenção de contar com o apoio das entidades empresarias.

Durante o encontro, nós apresentamos três iniciativas capazes de municiar o Estado com boas respostas para problemas regionais. Em março, a Fecomércio criou a Câmara Temática de Tecnologia da informação e pretende lançar entre junho e julho deste ano uma Câmara de Turismo e outra específica de articulação de projetos estruturais para o desenvolvimento de Brasília. Esses grupos de trabalho reunirão o empresariado desses setores e terão como finalidade procurar soluções práticas para dificuldades nas áreas de tributação, crédito financiamento, comercialização, formação de recursos humanos e estímulos à inovação.

São câmaras de cunho empresarial que têm como objetivo alavancar a economia brasiliense. Só que para isso, precisarão do apoio político da sociedade e do governo. Hoje, com uma estrutura inchada e burocrática, nós sabemos que o Estado enfrenta muitas dificuldades para tirar os grandes projetos do papel. Esses fóruns podem oferecer a expertise necessária para executar essas ações de forma mais eficiente. Em contrapartida, o empresário ganha agilidade para destravar os seus investimentos e a sociedade é beneficiada com mais geração de emprego e renda. O que nos leva a uma evidente contratação: não é preciso reinventar a roda, o mais importante é fazê-la girar.  Adelmir Santana é presidente do Sistema Fecomércio DF.